A PRIMEIRA CHOPPEIRA BRAHMA DO BRASIL detalhe

imagem

A primeira chopepira,a mais antiga de São Paulo, é pequena e tem capacidade de produção de apenas um copo de chopp por vez. Para tirá-lo, é necessário aguardar cerca de um minuto, já que sua tiragem trata-se de um artesanal. A Choppeira é de marca Brahma e fica há quase 53 anos no balcão do Bar 2 Irmãos. Desde a década de 20, no bairro do Campo Belo, em São Paulo.

Abaixo você pode conferir algumas fotos do processo da Choppeira, além de ter uma idéia do ambiente clássico que a cerca. Muitos detalhes, preservados desde os primórdios do Bar, dá a cada gole desse Chopp especial um gosto de primeira vez, o gosto do melhor chopp que você vai tomar em sua vida!



Nosso Chopp Nosso Chopp Nosso Chopp Nosso Chopp Nosso Chopp Nosso Chopp Nosso Chopp Nosso Chopp
GALERIA DO CHOPP

DA FABRICAÇÃO À DEGUSTAÇÃO detalhe

Qualidade de um Chopp

Tudo começa na produção do Chopp. Funciona assim: O grão de cevada é selecionado, limpo, umedecido e estendido em uma grande sala (câmara de germinação) acondicionada entre 18 e 20ºC. O processo dura de 8 a 9 dias e é interrompido com uma corrente de ar de 25ºC que seca os grãos, que a essa altura desenvolveram enzimas. Depois são torrados em fornos especiais, entre 100 e 200ºC, e então moídos. Em seguida, os grãos são misturados à água. Depois de três horas o líquido é fervido e filtrado. No processo de fervura, acrescenta-se o lúpulo. Só depois ele é fermentado, resfriado a uma temperatura de 3,5ºC e transferido para tanques onde é mantido por trinta dias em temperaturas em torno de 0ºC. Por fim, é filtrado para a retirada de partículas em suspensão para garantir brilho e transparência.

Para se tirar um bom chopp primeiro aproxima-se o copo levemente inclinado a 2 cm de distância da torneira. Quando o líquido chega ao meio, o copo deve voltar à posição vertical. Finalmente, com o copo quase cheio, gira-se a torneira para uma posição que só permite a passagem da espuma. O ideal é que o chopp saia da máquina com temperatura entre 0 e 2 graus, para que chegue à mesa com 3 ou 4 graus e seja consumido entre 6 e 8 graus.

Para a melhor degustação do Chopp o copo tem de ser fino. De preferência de cristal. O contato da boca com um copo mais fino e mais gelado é mais prazeroso. Também é aconselhável o uso de copos longos, com fundo mais estreito que a boca, para facilitar a formação do colarinho. É desaconselhado o uso de copos descartáveis leitosos e ondulados.

Fonte: RealChopp



O CHOPP IDEAL
Chopp Ideal

Prepare-se para a experiência do Chopp Brahma: Você vai aprender a servir seu chope preferido igualzinho ao que você toma no bar!

Clique no link para conhecer A Experiência do Chopp Brahma. Responda à perguntas, saiba mais sobre a fabricação e veja dicas que vão transformá-lo em um verdadeiro expert na arte de tirar chope!

logo bar 2 irmaos